terça-feira, 4 de maio de 2021

Jornadas de Transformação Organizacional

Sabemos que as mudanças são constantes e cada vez mais freqüentes nesses tempos de rupturas que afetam os negócios, setores e o mercado de trabalho. E não será diferente, pois a tendência é que as mudanças continuem exponencialmente mais aceleradas em diversos cenários, setores e segmentos, em função das tecnologias, das novas necessidades e demandas geradas por eventos previstos e inesperados no mundo, como a pandemia do COVID-19. A maneira mais inteligente das organizações e dos seus líderes para lidar com esses cenários será olhar para as mudanças de forma realista e enfrentá-las, não como uma batalha a vencer, mas como uma Jornada de aprendizado e desenvolvimento a percorrer. Afinal, disso se tratam as transformações. São períodos que nos fazem sair do status quo, do seguro e conhecido para nos arriscar a aprender, crescer, deixar padrões ou hábitos que, talvez, já não sejam mais necessários ou relevantes para o novo contexto.

Se a sua empresa está passando por momentos como esse ou vislumbra iniciar um período que exigirá novos olhares, modelos, perfis, comportamentos, processos, seja por uma demanda interna ou por uma necessidade do mercado, talvez seja hora de refletir sobre como desenhar e navegar nessa Jornada de forma diferenciada e inovadora, buscando criar um percurso sólido, integrado e equilibrado, que leve em consideração não somente a mudança em si, mas todos os elementos e agentes envolvidos.

Jornadas de Mudança – Conceito

Os diferenciais das Jornadas de Transformação

É preciso incluir vários ingredientes no desenho dessas Jornadas para que a receita seja consistente e gere um produto de excelência. Esses ingredientes devem considerar as pessoas diretamente envolvidas, todos os Stakeholders externos impactados, a alta liderança, os times de gestão e os acionistas/fundadores/sócios.

Para esses desafios, atuamos com as Jornadas de Transformação como instrumento mestre para orquestrar o processo. As Jornadas podem incluir diversos cenários e contexto:

Empresas familiares ou grandes multinacionais ou nacionais que se encontram em situações de:

  • Fusão e Aquisição;
  • Crescimento, Expansão e/ou Profissionalização;
  • Revisão da Identidade e Estratégia do Negócio;
  • Reestruturações, envolvendo criação, centralização (Shared Service) ou descentralização de áreas/operações;
  • Instalação e melhoria de processos;
  • Mudanças culturais e/ou exigência de novos comportamentos;
  • Implantação de sistemas integrados ou Transformações Digitais;
  • Dentre outras…

Qual é o próximo passo que a organização precisa dar?

Próximo passo que a organização precisa dar

Se existe um próximo passo a ser percorrido, será essencial desenhar o caminho a partir de instrumentos soft e hard fundamentais para propiciar uma Jornada alinhada às necessidades, ao cenário e contexto e integrada aos objetivos do negócio.

Temos mais de 16 anos de experiência no mercado, apoiando as organizações nos seus processos de mudança e aprendemos que não existem fórmulas e receitas prontas. É necessário desenhar Jornadas específicas para cada realidade e desafio, construindo um caminho sustentável que inclua a idealização (O QUE) e a realização (COMO) para ser efetivo e transformador.

Então como implantar a mudança? Quais os diferenciais das Jornadas de Transformação?

Não sei se é correto dizer que as mudanças são implantadas. Acreditamos que as mudanças são desenhadas e percorridas, pois se trata de um caminho, um curso, uma Jornada. Uma Jornada que requer a arte de um planejador e um projetista para arquitetar o trajeto, levando em consideração o perfil dos envolvidos, as paradas necessárias, as barreiras que poderão surgir no caminho e as pontes visíveis e invisíveis que deverão ser construídas para fortalecer o caminhar de todos de forma integrada e sinérgica, sem perder de vista os resultados esperados do negócio. E a habilidade de um piloto e preparador para facilitar a transição e desenvolver os envolvidos.

Após ser desenhada, a Jornada da Transformação precisa ser vivenciada e experimentada na prática por todos, incluindo cada membro e grupo de pessoas de maneira adequada, no momento certo e na cadência apropriada.

O segredo das Jornadas de Transformação

Qual o segredo das Jornadas de Transformação?

A Jornada é uma mistura curiosa de arte e técnica, de método e intuição, de abordagens e ferramentas. Esses poderiam ser os diferenciais das Jornadas de Transformação. Não dependem das receitas dos livros, mas da vivência e experiência dos facilitadores e agentes que vão conceber a solução e facilitar o processo.

As Jornadas demandam sutileza e estrutura ao mesmo tempo, ritmo e cadência, muita energia, mas que tem que ser dosada diante de cada curva e desafio. Variadas linhas de atuação, dependendo do que o cenário requer, mas que se integrem e conversem para chegar num lugar comum e convergir para o objetivo maior.

Para cada situação são definidas as linhas de atuação ou os pilares primários e essenciais que devem ser concretizados. Óbvio que essas linhas terão que ser constantemente revisitadas e ajustadas para que se mantenham aderentes e consistentes com as mudanças que poderão ocorrer ao longo do percurso. Algumas linhas de atuação essenciais incluem:

  • Alinhamento e preparo da alta liderança;
  • Formação do time que se envolverá na facilitação da Jornada;
  • Preparo e desenvolvimento dos agentes de transformação;
  • Engajamento, envolvimento e desenvolvimento de toda a organização;
  • Comunicação constante e transparente

Por isso, as Jornadas não são fáceis e nem tranqüilas. Afinal, existem os grupos que acompanham e os grupos que resistem e rejeitam. Grupos e pessoas que ajudam e colaboram mais e aqueles que boicotam e se afastam. E muitas vezes esses grupos fazem parte de quem solicitou ou está liderando a mudança. Nesse caso, a arte do piloto fará toda a diferença para lidar com essas reações e comportamentos dos envolvidos. Quem estiver responsável por definir e facilitar a Jornada terá que estar consciente e bem muito preparado nas capacidades técnicas, humanas e relacionais.

Um grande diferencial das Jornadas de Transformação Organizacionais é a capacidade de formar e desenvolver as pessoas que farão parte da condução do processo. Ter um time coeso, que consiga suportar esse caminhar faz toda a diferença.

Deixamos uma pincelada do que entendemos por Jornadas de Transformação e faremos uma pausa para que você possa refletir nesse momento: Que tipo de desafio você tem na sua organização? Para esse desafio, que tipo de Jornada você visualiza para te ajudar a atingir seus objetivos de negócio?

Pense sobre isso e avalie se não é o momento de conceber e vivenciar uma Jornada diferenciada e aderente às suas necessidades e realidade.

O post Jornadas de Transformação Organizacional apareceu primeiro em Movimento Integrado Horus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário