quarta-feira, 16 de março de 2022

Como construir um futuro que desejamos? Como chegar lá e ver os resultados idealizados?

Toda projeção de futuro requer uma visão e um planejamento. Pode ser que não seja cumprido 100% como foi desenhado, mas sem um norte e fortes intenções e propósito fica mais complicado atingir a meta.

Vivendo todos os dias nos ambientes das organizações, começamos a detectar que existe a forte necessidade de aprimorar as capacidades humanas no mercado de trabalho de hoje e dos próximos anos.  As transformações estão exigindo novas formas, atitudes, comportamentos e modelos mentais. E, se estamos observando esse cenário nos profissionais do mercado atual, talvez seja preciso agir na origem também, com aqueles que, em breve, ingressarão nele. Vislumbrando esse futuro, projetamos o Programa Geração +, que pretende desenvolver as novas gerações, não apenas para que estejam preparados para o mercado de trabalho, mas que possam navegar de forma mais consistente e plena pelos mares desse futuro nebuloso, que está em rápida e constante mudança. Não temos uma resposta exata sobre como será esse futuro, mas estamos certos de que exigirá uma atuação diferente, que consiste de certas capacidades, que chamamos de capacidades humanas. A máxima: O que nos trouxe até aqui, talvez não servirá mais para percorrer esse novo caminho, pode ser aplicada para o futuro do trabalho.

Desenvolvendo as Novas Gerações

Capacidades Humanas

Pensando nisso e, com o impulso de colaborar com o desenho desse futuro, desenhamos o G+, que tem como público-alvo os jovens Universitários, preferencialmente, ou de Cursos Técnicos que estão em busca do seu lugar no âmbito profissional e jovens que já se encontram nas organizações, fazendo parte dos grupos de Trainees, Jovem Aprendizes e Estagiários que a empresa entende que devem ser desenvolvidos para ocupar as futuras oportunidades na empresa. É um Programa que foi concebido de forma diferente na sua abordagem, a Jornada é muito interativa e prática. A construção e o resultado dependem da qualidade e interação dos participantes, bem como da abertura e acesso ao autoconhecimento de cada membro. Tratamos de inserir conceitos e conteúdos inovadores que sempre são colocados na prática. Além disso, os facilitadores prezam pela arte de criar um ambiente de confiança desde o início para que o processo se desenrole de forma natural e interativo a cada encontro. Um Programa com um olhar no futuro, mas focado no presente com o propósito de assegurar que os jovens ganhem mais confiança, protagonismo e autoconhecimento para poder lidar com a vida de maneira mais equilibrada e harmônica.

Também contamos com o respeito pelo ritmo e estilo de cada participante, já que entendemos que cada SER tem a sua forma de desenvolver, que depende da sua personalidade, formação, capacidades, talentos e momento de vida.

Quando foi concebido, não tínhamos certeza de que o modelo estaria aderente ao público e nem se a estrutura e formato estariam adequados. Como não atuamos com esse público no mercado e, trazendo para a primeira pessoa, devo confessar que estava bem distante das novas gerações, a estratégia foi buscar parceiros inovadores para percorrer conosco essa Jornada de descoberta e aventura, com o propósito de avaliar o Programa G+ e, ao mesmo tempo, começar a colocar em prática o desenvolvimento das novas gerações.

Finalmente encontramos! E estavam longe de nós. Mas como nunca houve distância e, agora menos ainda com os formatos virtuais, tivemos a felicidade de conhecer duas pessoas ilustres e bem-intencionadas quanto ao tema referente ao desenvolvimento humano e social. Essas duas pessoas estão localizadas no município de Gurupi, Estado de Tocantins. Ambas compreendem a relevância do tema e entendem a necessidade de complementar a formação dos jovens a partir do autoconhecimento e demais capacidades que não são desenvolvidas na Educação formal. Realizamos diversas conversas e interações para refinar a necessidade e os objetivos do Programa G+. Após as intenções alinhadas e os objetivos traçados, nos organizamos e começamos a planejar a Turma Piloto de Gurupi. Realizamos todas as etapas descritas na nossa abordagem que começa com:

  1. Mapeamento dos patrocinadores da Instituição e/ou localidade;
  2. Alinhamento do perfil dos participantes;
  3. Agendamento e realização das entrevistas individuais, que são realizadas com cada aluno previamente para compreender o perfil e suas trajetórias, tanto pessoais quanto as experiências profissionais;
  4. Aplicação do MAPER (Assessment), que é um instrumento, que complementa o autoconhecimento, feito individualmente com o resultado entregue a cada aluno antes do início do Programa. Os resultados são consolidados e usados também durante a Jornada na perspectiva do coletivo;
  5. E por fim, início dos Módulos.
Contribuição Programa G+

Qual a contribuição do Programa G+ para a sociedade de maneira geral?

Válido destacar que o Programa G+ tem como pano de fundo na sua proposta, transformar a realidade atual, pois pretende tornar a sociedade mais consciente por meio da atuação e contribuição dos jovens que passaram pelo Programa. Temos a crença de que, atuando nesse jovem, ele disseminará os aprendizados nos meios em que convive e poderá ter uma atitude na vida mais plena e integrada, impactando positivamente o seu entorno.

E como o G+ consiste de um processo de transformação, que é a nossa área de conhecimento e atuação no mercado, incluímos como alicerce principal o autoconhecimento. Acreditamos que, apenas pela expansão do autoconhecimento, é possível provocar transformações, pois as transformações verdadeiras vêm de dentro para fora. Para mudar comportamentos e padrões é preciso que haja, primeiro, a conscientização. Em seguida, cada pessoa avaliará e encontrará a sua forma e caminho para realizar as mudanças na sua vida.

O propósito do G+, como está impresso na própria logomarca do Programa, é tecer talentos para a vida. Sabemos que preparar as novas gerações para o mercado de trabalho implica desenvolver certas capacidades humanas, mas estamos cientes de que o fruto mais importante que queremos colher com essa Jornada é a capacidade do jovem de lidar com as dificuldades e desafios da sua vida de forma geral. Contribuir para que o jovem se conheça mais e fortaleça a sua autoconfiança para tomar suas decisões baseadas na vida é um dos propósitos do G+ com certeza. Por isso, recheamos o Programa G+ com diversas práticas e atividades, cujo foco central é “olhar para dentro” e provocar reflexões mais profundas. Além disso, temos certas capacidades que identificamos como essenciais que trabalhamos com os participantes por meio de teoria e prática. As capacidades que desenvolvemos dentro da Jornada do G+ incluem:

  • Escuta Ativa;
  • Geração de relacionamento;
  • A Arte de Fazer Perguntas;
  • Capacidade Analítica;
  • A arte de comunicar e facilitar.

Nós chamamos de capacidades humanas porque são inerentes a todo ser humano, no entanto precisam ser identificadas e desenvolvidas para o aperfeiçoamento e prática eficaz. É importante ressaltar que, para cada capacidade existem teorias e conceitos associados, seguido de práticas e vivências. Tudo que se ensina, se pratica para que haja experimentação e reflexão no nível individual. Além disso, provocamos a prática do feedback entre os participantes para crescimento e desenvolvimento mútuo.

Mas voltando à nossa Turma Piloto de Gurupi, começamos com muita emoção e altas expectativas de poder contribuir e interagir de forma adequada com esse púbico. Estávamos diante de um público novo, pertencente a outro Estado e localidade do Brasil, com contexto e cultura diferente. Fomos adiante e concluímos as 14 sessões, totalizando 45horas. A cada encontro, pudemos perceber nuances significativas dessa nova geração, bem como alguns aspectos sociais que nos chamaram atenção.

Perfil Novas Gerações - Programa G+

O que foi percebido do perfil das novas gerações durante o Programa G+?

Gostaríamos de apontar alguns aspectos que observamos durante essa Jornada referente ao público envolvido, que envolveu jovens de 17 a 29 anos:

  • Estão buscando um lugar no mundo como todos. E tentando saber quem são, o que os destaca/diferencia;
  • Excesso de ansiedade, talvez pelas pressões do momento de vida e pelo acúmulo de informação disponível hoje em dia;
  • Uso excessivo das tecnologias, com foco nas mídias sociais que provocam muita dispersão;
  • Falta de foco e priorização para realizar as diversas atividades da vida;
  • Postura mais reativa e passiva do que ativa e participativa, especialmente nas primeiras interações.

São aspectos curiosos que não podemos afirmar se todos os jovens dessa faixa etária possuem, no entanto nessa pequena amostra da Turma Piloto de Gurupi, foi o que mais marcou nos participantes. Acreditamos que é relevante essa análise do perfil para compreendermos um pouco mais dessa geração, com o intuito de traçar ações e abordagens eficazes, bem como desenhar Programas e iniciativas que leve em consideração esses aspectos.

Além dos traços do perfil, pudemos detectar questões sociais relevantes. Não sabemos se esses pontos têm relação isolada com a localidade e cultura de onde vivem, mas chamou bastante atenção, uma vez que refletem muito no comportamento dos jovens. Destacamos aqueles que foram expressos e relatados nas dinâmicas, presentes na maioria do grupo:

  • Poucos espaços nos núcleos familiares para interação e conversas importantes sobre a vida do jovem;
  • Certos preconceitos bastante marcados e reforçados, muitas vezes de forma negativa, pelos próprios familiares;
  • Baixa autoestima e confiança em si;
  • Medos e muita insegurança frente à vida;
  • Pouca exposição ao desenvolvimento do autoconhecimento;
Pontos Relacionados ao Social

Qual a nossa intenção ao compartilhar esses pontos relacionados ao social?

Como já mencionamos anteriormente, para alcançar o futuro desejado, um fator importante é o preparo e desenvolvimento das novas gerações. Entretanto, quando analisamos os itens relacionados às questões sociais que foram identificados, vemos que eles contribuem diretamente no comportamento do jovem e afeta a sua formação como ser humano. E, algumas dessas questões, não são favoráveis para fortalecer a autoestima e confiança desses jovens, aspectos fundamentais nessa etapa da vida. Apenas pincelamos as questões sociais porque sabemos da importância delas no desenvolvimento das novas gerações também, afinal estão relacionadas ao meio em que estão inseridos diariamente e onde foram criados a maior parte da vida – infância e adolescência. E como somos fruto do que recebemos nos primeiros 3 setênios da vida (Antroposofia de 0 – 21) para formar nossa personalidade e Identidade, é um fator que merece um olhar mais apurado.

Não é a pretensão do Programa G+ atuar nessa esfera, mas acreditamos que, para o sucesso do processo junto às novas gerações, incluir ou integrar outras iniciativas que se estendam ao meio onde vivem os jovens, fará toda a diferença. E deixamos questões reflexiva sobre os resultados colhidos e aprendizados com a Turma Piloto de Gurupi: Será que as ações específicas, de curta duração, que visam preparar os jovens para o futuro e para o mercado de trabalho são suficientes? Que aspectos devem, de fato, ser desenvolvidos nas novas gerações para o futuro e para a vida? O que fazer com as questões sociais que afetam a formação dos jovens de forma negativa? Será que é preciso um Programa mais amplo que abarque ambas esferas?

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